top of page
Buscar
  • Foto do escritorHasu

Absorventes de pano: retrocesso?

Atualizado: 30 de jan. de 2021


Como prometido no último post, voltei para falar do meu novo antigo projeto sobre produzir (e para alegria de voces vender) meus absorventes de pano. Depois de muita pesquisa, desde os melhores materiais a usar a diversas opiniões de quem usou entre prós e contras, eis que finalmente encontro o último item que faltava: tempo! E aqui eu gostaria de falar um pouco de onde essa ideia surgiu e como ela se tornou minha grande paixão. Eu sei, eu sei, o assunto é controverso e muita gente torce o nariz pra ela e esse, na verdade, é mais um grande motivo para falarmos sobre isso. Vem comigo!


Por que usar absorventes de pano?

Bom, eu queria muito utilizar os tais coletores/copinhos de silicone mas em casa de mãe solo a regra é clara: dindim contado é dindim sagrado, e como tal, não aceita desaforo nem gasto mal-feito. Li muito, como de costume, e vi gente reclamando que não se adaptou, que demorou a se acostumar, altura do cólo do útero, volume de sangramento (que a gente até faz ideia, mas não quantificar isso), etc etc. Convenhamos que o custo também não é aquela coisa pra adquirir (no longo prazo eu sei que ele supercompensa, mas pra quem vive com o salário regradinho, nem sempre comprar algo desse valor é possível logo de cara, ainda mais se ele não der certo e voce tiver que sair testando até encontrar) e isso me desestimulou, além da absoluta falta de tempo no dia-a-dia para lidar com a adaptação ao coletor se ele não caísse bem.


Mas havia muito tempo que eu lidava com problemas de infecções recorrentes de candidíase (muitas após a menstruação) e assaduras pelo uso do absorvente descartável, assim como irritações na pele e o incomodo por saber que estava contribuindo para a produção de lixo, de plásticos, além de tudo o que envolve a produção em escala industrial desse tipo de artigo (produtos químicos, consumo de água, toda a cadeia de produção de plásticos, enfim) e seus efeitos danosos ao meio-ambiente. E foi quando eu me deparei com os primeiros conteúdos sobre os absorventes de pano. Lendo os relatos, percebi os inúmeros benefícios disso e por se tratar de algo a que já estou habituada, não seria afinal tão difícil de me adaptar.


Pondo em prática

Depois de comprar o material necessário e finalmente ter a oportunidade de confeccioná-

los, fiquei ansiosa pela oportunidade de testá-los. Quem diria, eu (que sempre sofri horrores com a menstruação, de TPM monstra a cólicas incapacitantes) ansiando por ela! Quando ela chegou, entre o medo de não dar certo e a desconfiança entre tantos benefícios, fiquei gratamente surpresa em ver que eles eram reais!


A começar pelo cheiro desagradável que ficava no absorvente descartável (em função dos componentes químicos presentes), algo que se voce parar pra pensar é algo que mesmo inconscientemente contribui para que vejamos a menstruação como algo sujo e repulsivo. Aliado a todos os tabus que cercam o tema nas mais diferentes culturas, isso transforma algo que deveria ser visto como natural e parte de quem somos em algo negativo e isso não deveria ser assim. O sangue menstrual é o mesmo sangue que seria capaz de nutrir uma nova vida em nossos ventres e algo tão poderoso e de certa forma mágico (independente da sua escolha ou possibilidade de ser mãe ou não) é uma das características primárias do ser mulher cisgênero, seja qual for sua orientação sexual. O ciclo menstrual nos lembra a nossa ligação com a natureza, que igualmente em toda a sua perfeição é regida por ciclos (nas estações, do nascimento a morte, no ciclo lunar e por aí afora). Entender que o ciclo menstrual também tem sua função, ainda que em alguns momentos não tão agradáveis, nos traz também o acolhimento de suas fases e o melhor aproveitamento de cada uma delas para o nosso próprio bem-estar. Nem de perto quero sugerir que voce fique feliz por estar com cólica nem de TPM, mas talvez seja hora de voce aprender a respeitar o ritmo do seu próprio corpo. E isso também traz lições importantes sobre si mesma, suas reações, seus limites, a maneira como as pessoas ao redor lidam com isso e voce é capaz de administrar isso. Até porque, sua família pode até ter que conviver com a sua TPM, mas não as pessoas do seu ambiente de trabalho. O que não significa que a TPM não possa ser sua aliada, pois não é de hoje que muitas mulheres deram uma guinada em suas vidas, inclusive profissional, com a dose extra de determinação, mais incisiva e assertiva do momento, tendo em vista que as mulheres são comumente socializadas para serem amáveis e tolerantes o tempo todo e isso muitas vezes é confundido com permissividade e passividade.


Outro benefício foi um ciclo menstrual bem mais breve e tranquilo. Psicológico ou não, o fato é que saber que a mucosa de minha área íntima não mais está em contato com produtos químicos dos absorventes descartáveis dos quais sequer conhecemos os efeitos e a toxicidade, já é algo que me tranquiliza e muito. Nesse mundo de pesticidas nos alimentos e até na água que bebemos, de produtos tóxicos em cosméticos, e que tudo isso é despejado na natureza quando são produzidos e descartados, e de alguma forma voltam para nós (inclusive anticoncepcionais, que sabidamente pela Ciencia, eles tem contaminado solo, água e até peixes, muito inclusive pelo descarte incorreto), reduzir quaisquer fontes de mais contaminação se tornou urgente e necessário. Pensar ainda na quantidade de absorventes que consumimos ao longo da vida torna isso ainda mais assustador. Um pouco antes de migrar para os absorventes de pano, eu testei os descartáveis feitos com algodão organico, e isso já trouxe alguns benefícios. O que me motivou mais ainda para fazer a troca definitiva. Hoje eu também me livrei das infecções, assaduras e irritações na pele. Quer coisa melhor do que essa?


Permitir-se uma transformação assim parece pouco, mas estar mais consciente do meu ciclo e do meu fluxo menstruais, me trouxe também mais autoconhecimento. Esse talvez seja o meu maior benefício até o momento, junto com todos os ajustes que venho fazendo na minha rotina para que ela se adapte ao meu ciclo e vice-versa. Diálogos com a minha filha que tem observado tudo, inclusive quando deixo meus absorventes de molho antes de lavá-los ou ao confeccioná-los, tem trazido a educação sexual como algo natural e sem constrangimentos, para que quando chegar a sua vez de lidar com a revolução dos hormonios em seu corpo e sua vida, seja de forma mais leve e tranquila. Até para que ela veja seu corpo livre de estigmas e tabus como foi para mim. Porque aquela educação machista imposta a nós até hoje, nos faz olhar para nossos ciclos menstruais e consequentemente nossos corpos como algo ruim e sujo, dos quais merecem apenas méritos e elogios numa mínima fração de tempo em que estamos férteis, com os hormonios pulsando para que nos sintamos atraentes e dispostas, como se de todo o resto pudéssemos ser diminuídas aos títulos de melancólicas, megeras ou loucas. Não há autoestima que resista! Como se sentir bem com seu corpo, viver sua sexualidade plena e aceitar suas nuances até de comportamento se quase tudo é visto como ruim? Portanto, mulher, liberte-se desses rótulos, assuma seu ciclo, vire a mesa, transe ou se masturbe quando a libido aflorar, recolha-se em seu casulo e descanse o corpo e a mente, ou apenas faça o que seu corpo pede se assim voce sentir. Seja honesta com a família, peça respeito ao seu momento, desculpas se exagerar, exercite o autocontrole para não descontar em quem não tem culpa, mas acima de tudo seja voce e aproveite cada fase. Quem te ama, ama assim. Ponto.


Respondendo a pergunta

E´ retrocesso, Cris? Bom, em meus absorventes de pano eu uso os melhores tecidos, que garantem impermeabilidade, absorção, conforto e por serem 100% algodão orgânico também permitem que a sua lolita respire, o que é o mais importante. Muitas marcas que pesquisei na internet também lançam mão de tecnologia textil de ponta, de modo que nem de longe os absorventes de pano representam um retrocesso aos tempos de nossas avós. Pelo contrário, é aliar o que há de mais moderno aos bons hábitos e a sabedoria de nossos antepassados, que, cá entre nós, é o que precisamos urgentemente se quisermos combater não apenas as causas e os efeitos dessa pandemia mas prevenir outras tragédias ligadas a destruição ambiental, ao consumo desenfreado e nocivo do capitalismo selvagem. Por isso mesmo, eu peço a todas voces que incentivem e valorizem o trabalho artesanal, não comprem de grandes marcas. Além de melhor custo-benefício, voce contribui para um ciclo de consumo mais consciente, pessoal e responsável, em que pessoas e comunidades sejam beneficiadas e não corporações. Nesse sentido, oficinas de mulheres podem ser montadas para a confecção desses absorventes junto com máscaras, absorventes para os seios, fraldas, trazendo autonomia, renda e por que não, educação. Locais assim podem e devem ser usados para gerar discussões e educação sexual, junto com todos os benefícios que eu descrevi. Ainda, mulheres em situação de rua sofrem por não terem condições de comprar absorventes, podendo ser muito beneficiadas com doações de kits de absorventes de pano.


Ainda, em países como o Japão, sujeito a desastres naturais, deixar absorventes de pano nas malas de emergencia pode ser de grande ajuda. Até porque, não foram apenas os papeis higienicos que sumiram das prateleiras, mesmo nessa pandemia. Pois a nossa menstruação não espera a pandemia passar.


Por tudo isso, hoje eu sou uma apaixonada pelos absorventes de pano e tudo o que eles trazem consigo. Fiquem a vontade para entrar em contato, tirar dúvidas e encomendar suas peças. As estampas são lindas (o visual também ajuda a tornar a experiencia mais prazerosa), eu trabalho com modelos típicos japoneses e só é difícil escolher o mais bonito. Terei o maior prazer em bater esse papo e ser sua consultora sobre o melhor modelo, que pode ser personalizado de acordo com a sua necessidade (outra enorme vantagem do trabalho artesanal, esqueça aquela imagem que artesanato é brega). Palavra de quem usou anticoncepcional desde os 19 anos, sofreu horrores com a menstruação e hoje acha isso tudo muito fascinante sobre o que é ser mulher. E quando voce passa a ver isso de outra perspectiva, até a sua sexualidade melhora, com mais autoestima e confiança. Acredite! Trazer essa consciencia para x seu parceirx também pode trazer bons momentos a dois/duas mesmo no período menstrual. E se voce ainda tem dúvidas ou não está confiante, voce pode fazer uma tentativa, substituir apenas naqueles dias em que o fluxo é uma borrinha de café (mas que também não dá pra ficar sem) e que para muitas de nós é o que dura mais tempo e mais incomoda (para quem tem muito nojo do próprio sangue é um bom começo, até pra desconstruir aos pouquinhos essa ideia de que ele é sujo). Mesmo quem usa copinho, por um motivo ou outro pode querer usar o absorvente tradicional vez ou outra, e os de pano nunca vão te deixar na mão. Tenho certeza que voce não vai se arrepender. Como eu disse no post anterior, o importante é fazer mudanças consistentes e que voce consiga manter e que sejam adequadas as suas necessidades.



Ainda, para quem é "adepta de plantar a lua", pode continuar fazendo isso com a água que voce deixar o absorvente de molho. A lavagem pode ser feita no banho, tranquilamente.


P.S.: o uso ou não de medicamentos como anticoncepcionais deve ser discutido com o/a ginecologista. Não estamos aqui para substituir de forma alguma a palavra de especialistas nem apoiamos isso.


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page